quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vamos podar a roseira

A carta 10 do Baralho Cigano traz uma mensagem muito, muito importante para todos aqueles que se sentem batendo com o pezinho lá no fundo do poço - por causa de tristeza, insatisfações, decepções, aborrecimentos. A foice é aquela que corta para a grande transformação que a vida está nos pedindo. Não foi à toa que escolhi esta carta para a minha amiga Dani. Em 2010, eu vi seu esforço para uma transformação que poucas vezes vi em alguém. Muita gente tem medo da foice, mas é ela quem poda a roseira para que novos botões brotem, mais viçosos que os anteriores.

Geralmente, quando abrimos um jogo, tememos que apareçam cartas que indiquem que está na hora de deixarmos os velhos padrões. Por quê? Porque isso exige esforço, é dar a cara a tapa, se expor ao novo sem saber exatamente aonde esses novos passos nos levarão. Será que valerá a pena? Bom, se tudo nos descontenta, por que não arriscar? Por experiência própria, digo que quando começamos a ver os resultados é simplesmente delicioso! Vejo agora minha amiga também experimentando essas trasnformações.

As cartas sugerem esse corte no velho? Faça! Use as forças do feminino e do masculino a seu favor, descubra seus novos limites, descarte aquela capa pesada e deixe aparecer qualidades que você nunca acreditou que tivesse. Já aconteceu de alguém ver uma qualidade em você que você sempre duvidou que a tivesse, achando que a pessoa só está falando por gentileza? Pois é... e se for verdade?

Diz a lenda que, na entrada do Oráculo de Delfos, na Grécia Antiga, estava a inscrição "Conhece-te a ti mesmo". Convenhamos, em lugar tão sagrado não estaria uma frase boba. Isto significa que nos conhecermos a ponto de nos apropriarmos de todas as qualidades que possuímos é uma jornada pra vida toda. Então, não vale a pena começar essa caminhada?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Que venha o Sol!


Pra minha amiga Clarice, de São Salvador... na semana do Natal... início de verão... Viva Oxalá, sincretizado no Brasil com Nosso Senhor do Bonfim - Jesus Cristo. No Baralho Cigano, a carta associada a este orixá é o Sol. Lindo, né? O Sol representa o progresso, a vida, a iluminação, o crescimento de uma forma geral. A imagem acima nem é do Baralho Cigano, é do Tarô, mas como o tema é o mesmo e adorei esta carta, vou me basear nela.
A lâmina 31 nesta versão felina, tão diferente de baralhos mais tradicionais, nos traz uma sensação de leveza, deleite mesmo, diante desse presente perfeito que é a luz do dia, distribuído generosamente sobre todos nós, e a natureza que se alimenta dela, como os girassóis. O gatinho, lindo de morrer, poderia ser qualquer um - quem não gostaria de estar nessa cena? Paz e luz, par perfeito para vermos claramente alguma situação ou então para nos recuperarmos de algo. A preguicinha do gato, no entanto, é só uma respiração: o crescimento que o Sol propõe indica que muitas aventuras estão por vir, e somos merecedores delas.
O Sol é uma carta positiva, que nos faz sentir filhos do amor divino. Não é à toa que foi relacionada a Oxalá, o primeiro raio sagrado da Umbanda, que trabalha em nós o sentimento de fé e religiosidade, vibra na cor branca e no elemento Ar, está associado ao chacra coronário, o que está localizado no alto da cabeça. É o pai maior dentre os orixás.
Falei em carta positiva: claro que as cartas fazem sentido dentro do contexto de cada jogo, mas há aquelas consideradas posivas, outras negativas e temos ainda as neutras. Quando queremos uma resposta rapidinha, do tipo sim ou não, fazemos a pergunta e tiramos uma carta. Se você puxar uma carta positiva, a resposta é sim. Uma negativa, é não. Uma neutra, é melhor perguntar de novo, de forma bem clara.
Feliz Natal! E assim como a luz de Deus nos envolve igualmente, que aprendamos a nos sentir como irmãos, igualmente.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O poder da transmutação dentro de nós

A carta do dia é especial: nem Tarô, nem Baralho Cigano. É dos Mestres Ascencionados. Aqui, Saint Germain, da Grande Fraternidade Branca, Mestre da Chama Violeta e pertencente ao Sétimo Raio, o da Transmutação. Ao pé da letra, a expressão acima seria "Faça sua magia funcionar", mas essa frase é também como uma expressão idiomática, quando queremos incentivar uma pessoa a fazer o seu melhor, que sabe que ela tem recursos para isso, tipo: "Mão à obra" (ou algo mais forte). Na imagem, destaque para o semblante sereno do Mestre Saint Germain e o entendimento de que a magia está dentro de nós, todos somos capazes dessa transmutação. A estrela de seis pontas não está aí à toa: são os dois triângulos que refletem a frase de Hermes Trismegisto: "Tudo o que está em cima está embaixo", ou ainda o homem ascendendo a Deus e Deus vindo até o homem. Na grafia sagrada da Umbanda, a estrela de seis pontas representa o equilíbrio ou pode ser uma referência a Xangô, o Orixá da Justiça Dinina - o que fazemos aqui, reflete no astral, e assim vemos a conexão de uma simbologia com outra... Star of Bethlehem, ou Estrela de Belém, é uma das 38 essências dos Florais de Bach. Assim como a estrela da figura, ela tem seis pétalas, que seria o número da perfeição. As características das plantas sempre têm ligação com o que elas tratam. No caso dessa florzinha, sua essência ajuda a pessoa que sofreu algum tipo de "fragmentação" física, mental ou emocional a recuperar sua integralidade, ou seja, a voltar à sua perfeição.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Chave me deixou perdida!

Esta semana, a Chave do Baralho Cigano me deixou em maus lençóis! Mostrando o poder das cartas pra minha sobrinha, Júlia (que ou muito me engano ou aqueles olhos azul índigo de cílios longos ainda vão enxergar muitas coisas através das cartas), pedi que ela tirasse algunsa trios de cartas. Em todas as vezes, apareceu a Chave. Achei que tinha alguma coisa errada, paramos um pouco e depois retornamos, afinal estávamos no meio de uma comemoração de família (ambiente nada recomendável para mexer com oráculos).

Em outro momento, pedi à Júlia que tirasse um jogo de 9 cartas. Qual foi a do meio??? A tal da lâmina 33! Com uma carinha muito misteriosa, a menina ainda perguntou: será que a Chave guarda um segredo? É, pelo jeito, era, né? Se a própria consulente falou...! ;)

Mas me propus a pesquisar mais, porque aquela explicação básica de que a chave é a solução da questão, ou que é o destino da pessoa (descobri que esse sentido é mais comum na Europa. Vai entender...) não bastava! Então, em homenagem à Júlia, vai aí um sentido mais amplo da figura (ou não):

Pode indicar o fim de um sofrimento ou de um segredo ou ainda uma dica para o consulente ter mais coragem para entrar com tudo numa situação, ou ter confiança que a solução será encontrada. Também é obvio, né? O problema é que, sem concentração, não bate nem a intuição nem a inteligência. A chave, para as cartas, é aquilo que vc vai usar para entrar num espaço novo, uma situação nova, ou para escapar de um espaço que não queremos. Faltou imaginação à moça aqui...

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A flor dos sonhadores

A minha professora de Florais de Bach usa uma técnica bem interessante para que seus alunos guardem os tipos de personalidade que se adequam a determinada essência. Ela cita músicas ou demonstra comportamentos que rapidamente nos lembram alguém, e não esquecemos mais. Os primeiros florais descobertos por Dr. Edward Bach chamam-se os curadores, e realmente percebemos como cada um pode ajudar a combater o lado negativo (ou em desequilíbrio) dos variados tipos humano. A fada acima é da flor Clematis, segundo a visão de Cicely Mary Barker (não duvido nada que ela realmente tenha "visto" cada uma das fadas).

Clematis é uma florzinha branca, muito bonitinha, que é indicada para aquelas pessoas muito sonhadoras, aéreas, que geralmente estão com a cabeça muito longe do corpo. Para ilustrar um tipo Clematis, a professora, Lizete, começou a cantar a música da Rita Lee, ou melhor, dos Mutantes, Ando meio desligado, cujo início é exatamente o tipo estudado:

Ando meio desligado
Eu nem sinto meus pés no chão
Olho e não vejo nada
Eu só penso se você me quer

Eu nem vejo a hora de lhe dizer
Aquilo tudo que eu decorei
E depois o beijo que eu já sonhei
Você vai sentir, mas...
Por favor, não leva a mal
Eu só quero que você me queira
Não leve a mal

Quem não tem uma amigo ou parente assim, meio no mundo da lua, mas de bem com a vida? Eu imediatamente identifiquei com a minha mãe, e não posso negar que eu tenho meus dias muito Clematis... nada de extraordinário na vida de uma pisciana.

As essências florais atuam em pessoas assim quando o excesso dessa característica passa a ser prejudicial. Afinal, para resolvermos as coisas do dia a dia precisamos ter os pés no chão, e como se diz muito hoje, ter "foco". Isto não significa que vai alterar a personalidade da pessoa, apenas lhe trará equilíbrio nesse aspecto. Bom lembrar que os florais não criam a personalidade oposta, ou seja, niguém excessivamente pé no chão vai se tornar um pouquinho sonhador tomando Clematis. Para cada tipo, um floral. E como diz um amigo meu, tudo na vida muda, menos a essência das pessoas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Qual a criança que há em você?

Ah, achei tão linda esta representação da carta 13 do Baralho Cigano, a Criança, que a coloquei em tamanho gigante! O desenho passa toda a expressão positiva que a carta representa: alegria, pureza, coração aberto ao novo sem amarguras ou preconceitos.


Muita gente se assusta quando sai a Criança no jogo, imaginando que pode ser uma gravidez inesperada. Até pode ser, mas é numa minoria de casos. Um dos indicativos de que pode ser um bebê a caminho é a presença da carta da Cegonha ou o Coração. Na dúvida, veja se tem a ver com a pergunta que você fez. Se você tem uma criança em casa, pode ter a ver com ela também.

Esta carta é considerada positiva: o consulente deve procurar seu lado mais puro, desprendimento para resolver uma situação, ou mostra que a sua intuição o guiará, ou ainda que um período de muitas alegrias estão por vir. Porém, no sentido negativo, a lâmina 13 pode aparecer num jogo para alertar a pessoa que de ela está sendo muito ingênua ou imatura para lidar com determinada situação. Ou que uma dependência afetiva com uma pessoa mais velha, como pai ou mãe, não está permitindo que os passos necessários sejam dados.

Se a pessoa não tem essas características e se já é naturalmente feliz, o recado geral da carta é: resgate ou continue usando a sua criança interior para resolver as coisas de forma simples e com sabedoria.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Imperador é o cara!

Adorei o Tarô do Rock, e o Imperador desse jogo não podia ser outro que não o rei Elvis Presley! A carta nem tá com uma definição bacana, mas vale a pena vê-lo aí, todo todo, ladeado pelos famosos versos Love me tender / love me true / All my dreams fulfill. Oras, o imperador quer ser amado verdadeiramente por seus súditos e ter seus sonhos realizados. Só um rei ou imperador pode exigir tanto assim!

O Imperador no jogo indica uma figura autoritátária, marcantemente masculina, alguém que protege, lidera e até subjuga, se levar suas característica para o lado negativo.

No Vampyre Tarot, o Imperador também passa toda a sua majestade na figura de um vampiro ainda jovem mas que demonstra uma determinação no olhar e uma autoridade moral. Essa é uma característica comum em quem tem seus objetivos muito bem definidos mas tem dificuldades em aceitar outros pontos de vista ou uma forma diferente de se resolver problemas que não seja o seu jeito.

No tradicional Tarô de Marselha, a coroa demonstra que o Imperador é um homem poderoso. Mas não é só isso: cada detalhe é estudado e interpretado. Por exemplo, o fato dele estar com as pernas cruzadas, para alguns, significa uma influência oriental, como uma forma de concentração. O gesto pode indicar também uma forma de individualização.

Ele segura um cetro na mão direita que remete a uma autoridade racional. Já com a esquerda, ele segura uma espécie de cinto, como se demonstrasse que controla sua natureza instintiva. O Imperador é a quarta carta dos arcanos maiores do tarô.

O naipe de Copas

Cada naipe está ligado a um elemento da natureza, e o de Copas, que no baralho tradicional é representado pelo coração, é do elemento água. É o naipe mais ligado ao universo feminino, tanto que a taça, usada em muitos desenhos, é uma referência ao útero. Portanto, os dois órgãos mais associados ao ser feminino, à maternidade, ao amor incondicional, são representados por Copas. A água, essencialmente yin, ou de energia feminina, é o elemento do campo das emoções e da sensibilidade. No Baralho Cigano, as lâminas que estão associadas às cartas de Copas podem dar um indício de que a mensagem que saiu pode ter a ver com a vida afetiva. Por exemplo, a carta 17, da Cegonha, está ligada à Rainha de Copas. Como a Cegonha reepresenta as Novidades, há uma grande chance dessa novidade ser no campo afetivo, como um novo romance ou uma gravidez. Dependendo das cartas próximas, a Cegonha pode indicar uma grande amiga ou irmã que chega para ajudar. Ou seja, o sentido de amor incondicional continua. As outras cartas do Baralho Cigano deste naipe: Carta 28 - Cigano: Ás de Copas Carta 16 - Estrela: Seis de Copas Carta 5 - Árvore: Sete de Copas Carta 32 - Lua: Oito de Copas Carta 1- Cavaleiro ou Mensageiro: Nove de Copas Carta 18 - Cachorro: Dez de Copas Carta 24 - Coração: Valete de Copas Carta 4 - Casa: Rei de Copas.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Raposa, símbolo de esperteza

Chamar alguém de raposa sempre tem uma conotação negativa, é aquele espertinho não muito honesto, só preocupado em saciar sua "fome". Realmente, a carta número 14 do Baralho Cigano, ou Lenormand, tem esse como um dos significados mais fortes: aquele que engana os demais para as coisas saírem exatamente como lhe convém.

Nas fábulas, a raposa se mantém como símbolo da esperteza, nunca se dá mal nem nunca se dá por vencida, como em A raposa e as uvas. Mas aí tem um ponto: o que é preciso para ser astuto? Ser inteligente! E a inteligência pode ser usada para o mal ou bem. Então, quando sai esta carta num jogo, dependendo do que tem em volta e do que foi perguntado, pode significar que estão pedindo que o consulente use a cabeça para se livrar de uma situação complicada: seja esperto que tudo se resolverá da melhor forma.

Em alguns baralhos, a lâmina 14 aparece como Armadilha. Se for um aviso, o consulente deve estar preparado para uma possível armação de outra pessoa ou então ficar atento àqueles amigos duas caras, o tipo que só pensa nele e se aproveita da sua amizade. Mas... como todos nós erramos e acertamos, existe a chance ainda do jogo sinalizar que o próprio consulente é o egoísta da história. Sim, porque quando se abre um jogo, não devemos achar que quem está ali é sempre vítima do mundo. Muitas vezes, ele também é agente causador dos conflitos. E isto não deve soar como um julgamento, mas um alerta ao consulente.

O Baralho Cigano foi criado por Mademoiselle Lenormand, uma francesa que teve entre sua clientela os nobres da corte de Napoleão Bonaparte. Ela se baseou nos arcanos menores do tarô tradicional, por isso, a versão mais antiga do seu jopgo tem 52 cartas, cada uma correspondendo a uma carta normal. Mas o que acabou pegando foi o Petit Lenormand, de apenas 36 cartas, sendo que cada uma, além da figura que traz um significado, também corresponde a uma carta tradicional (menos do 2 ao 5) de cada naipe.

A Raposa, no caso, é o 9 de paus. O naipe de paus significa energia, criatividade e está ligado ao elemento fogo, e especificamente a carta 9 pode ser um alerta para adversidades. Pode significar também que, se for preciso lutar, o consulente terá força e ousadia para dar o melhor de si.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conhece o Tarô de Crowley?

O tarô mais famoso é o de Marselha, mas o de Crowley (ou Livro de Thoth) é poderoso que só! Aleister Crowley, um ocultista inglês do século XX, usou como base o tarô tradicional, de 78 lâminas, e adaptou seus significados aos estudos da Cabala. Lindamente desenhado em aquarela por Lady Frieda Harris (o que já nos proporciona uma viagem além da imaginação), esse jogo traz conceitos místicos quanto às figuras, às suas simbologias originais e números e outras acrescentadas, como letras hebraicas, referências astrológicas e até mesmo às quatro escalas de cores minuciosamente estudadas e seguidas à risca por Lady Harris. Nas lâminas, vemos ainda representações dos elementos da natureza e alegorias - por exemplo, a auréola na cabeça e uma chama acima do chacra coronário, que significam a iluminação. A número 5 dos arcanos maiores do tarô aparece em português com três nomes: Hierofante, Papa ou Sacerdote. Hierofante é um termo de origem grega que significa "o grande sacerdote" ou "sacerdote de alta hierarquia". No mundo ocidental, o sumo sacerdote mais conhecido é o papa. Daí as três denominações. Esta carta simboliza o "quê" de sabedoria divina existente no homem, seu mestre interior e todos os desdobramentos desse tema: mediunidade, estado alterado de consciência, proteção ou inspiração espiritual, autoridade ou compromisso espiritual. O número cinco é o das mudanças que nos levam ao crescimento, trazendo-nos qualidades como a paciência e o altruísmo. Porém, há aquele que usa sua sabedoria para ajudar os outros, mas no fundo não consegue ajudar a si próprio. Não conhecemos pessoas assim? Aquelas a que todos correm em busca de bons conselhos etc., mas que na vida pessoal vive conflitos e situações mal resolvidas. Afinal, estamos falando do divino dentro do humano, e não do divino por si só. Na mitologia grega, esse arquétipo é representado pelo centauro Quíron, que tinha conhecimentos médicos, inlcusive de cirurgias e de plantas que curavam, mas ao ser acidentalmente atingido por uma flecha de Hércules, tentou de todas as formas se livrar da dor do ferimento, tendo como única saída para o seu tormento abrir mão da imortalidade.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Para entender a Carta


Tirei uma carta no post anterior. Mas foi só uma apresentação. Agora, vamos ao que interessa: falar do significado da carta tirada. No caso, a primera deste blog, foi justamente a lâmina que se chama "A Carta".
Do que eu aprendi, a leitura mais superficial sobre a carta nº 27 significa que o consulente (adoro esta palavra!) vai receber um comunicado, convite, telegrama (alguém ainda recebe telegrama?), e-mail etc. Notícias boas ou ruins? Depende do que está se perguntando e das cartas próximas a ela.
Com o tempo, lendo e estudando, fui entendendo que seu sentido pode ser menos palpável. Ela pode significar um aviso de atenção, um pedido de cuidado ou ainda solicita um segredo. Ou se refere a um segredo do consulente.

Confuso? De jeito nenhum! É só a gente se abrir ao significado que a imagem, naquele instante, nos passa, vendo a coerência dela com as demais. E um mesmo símbolo, desenhado de forma diferente - ou seja, de baralhos diferentes - , pode passar sensações variadas para quem lê o jogo. Aí, vale a intuição.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mensagem alvissareira!


Hoje tive a ideia de criar um blog para postar, digamos, as "imagens do dia". Em outros tempos, isso ficaria no campo do pensamento... acho que muito pelo efeito dos florais, começo aqui a concretizá-lo. Então, tirei uma carta! Eu "viajo" com imagens de cartas, como o Lenormand (baralho cigano), tarô e por aí vai. Estudando Florais de Bach, ganhei as cartas com fotos de cada um dos 38 florais. Tô sentindo que essa paixão por ficar admirando determinada figura tá crescendo, e a proposta do blog é esta: conforme o meu humor, escolher um grupo de cartas, tirar uma e tentar entender o significado dela para aquele dia ou aquele momento.

De cara, tive vontade de publicar aqui a carta nº 27 do baralho cigano, justamente "A carta". Nesse modelo, ainda há a figura de uma pombinha branca, símbolo de paz e de quem traz notícias de recomeço, como a pomba com o raminho de oliveira no bico que sinalizou a Noé que os dias de dilúvio haviam terminado.