quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Vervain para viver e deixar viver

Uma pessoa me disse que estou precisando tomar Vervain, dos Florais de Bach. Isso me surpreendeu, porque nunca achei que tivesse características autoritárias. Mas na verdade, quando estudamos florais, descobrimos que, dependendo do fio da vida em que nos enroscamos, deixamos transparecer nossos mais diversos monstrinhos ou fraquezas, e acabamos percorrendo as características das 38 essências descobertas pelo Doutor Edward Bach, há quase um século.


Vervain, feita da flor da verbena, é para aquelas pessoas que começam a falar demais no intuito de convencer todos da sua verdade. Verbena é uma flor linda, que tem uma grande variedade, tanto que tive até dificuldade de escolher uma foto para postar aqui. Meu gosto por coisas multicoloridas me levou a esta foto, imaginando que, se fosse um tecido, daria uma bela saia.

No sistema de Florais de Minas, há uma essência feita da mesma flor, a Verbenacea, que é indicada, entre outras coisas, para aqueles "muito entusiasmados com as próprias idéias e opiniões".

Uma curiosidade a respeito da Verbena é que ela não suporta terreno seco, quem as cultiva deve manter o solo sempre bem úmido. A flor gosta de água, o que achei interessante porque sua essência (que aliás é cheirosíssima) é uma das indicadas, na Umbanda, a quem é filho de Yemanjá, a Senhora do Mar. Quase sempre, os filhos de Yemanjá são associados ao arqétipo do superprotetor, que quer cuidar de todos, muitas vezes impondo seu ponto de vista. Ou seja, como alguém com a personalidade Vervain.

A foto ao lado é da verbena que nasce na Inglaterra, de onde vem a essência utilizada pelo sistema Bach. E já que estão me achando mandona e falastrona, hoje mesmo já encomendei meu floral. Por via das dúvidas, vou manter em casa um vidrinho de perfume de verbena, que algum benefício deve trazer também (rá, só falo isso porque acho o cheirinho delicioso). De qualquer forma, vou jogar muita verbena nesse caldeirão e ver que bicho vai dar.

Um comentário:

  1. Fiquei sabendo que o chá de verbena é um dos mais consumidos na França, onde é chamado de verveine. Ele atua em vários aspectos, mas o que me chamou a atenção é que é um vasodilatador renal - olha a água aí de novo: deixa fluir... e é bom para inflamações de garganta - palavras que ferem também arranham a garganta do falador.

    ResponderExcluir