quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os presentes dos Reis Magos

Mesmo quem não é cristão conhece a passagem da visita que os Reis Magos fizeram ao Menino Jesus. Segundo a tradição, eles na verdade eram astrônomos orientais, provavelmente ligados à religião de Zoroastro. Foram chamados de reis porque assim diziam as profecias do Antigo Testamento sobre a vinda do Cristo: que Ele seria adorado por reis do mundo todo. Quando eu era criança e falavam dos presentes que os Reis Magos levaram ao recém-nascido Jesus (Ouro, Mirra e Incenso), sempre achei meio discrepante Belquior levar o valiosíssimo metal; o outro, Gaspar, um potinho de perfume e o terceiro, Baltasar, um tremendo cara-de-pau, chegar lá em Belém com um pacotinho de incenso. Associava às varetinhas que os Hare Khrishnas vendiam pelas ruas, na minha infância. Hoje, até na padaria do Grajaú a gente encontra.

Mas eis que aprendi a simbologia desses presentes, que na verdade demonstram como os Reis Magos reconheciam quem era aquele Menino que chegava ao mundo físico: Ouro era para presentear reis; a Mirra era um dos óleo perfumados ou unguentos dos mais valiosos no mundo antigo e fazia referência aos profetas. Já o Incenso... Tcharammmm! Na verdade, não era o que eu pensava! Este é o outro nome do Olíbano, outro óleo perfumado oferecido ao Menino Jesus. O Olíbano, no caso, era para reverenciá-lo como um futuro sacerdote.

No mundo antigo, os povos davam uma tremenda importância aos óleos essenciais, não só pelo perfume que exalavam, mas porque entendiam que eles conservavam os poderes da natureza contidos em cada folha, semente, pétala, casca ou raiz que davam origem ao óleo ou unguento.

Na Aromaterapia moderna, Mirra e Olíbano são muito utilizadas. Nem vou entrar no mérito dos benefícios no corpo físico, apenas os espirituais, para ficarmos no tema. A Mirra é utilizada para purificação de energias negativas e estimular a intuição. Os Vedas, textos sagrados dos hindus, e seu correspondente islâmico, o Alcorão, citam a Mirra como componente importante nas cerimônias religiosas.

Na época dos faraós, os egípicios já queimavam casca de Olíbano para liberar sua essência e assim favorecer a meditação. Ainda hoje, em diversas partes do mundo, seu cheiro amadeirado, que ajuda a acalmar a mente, é um recurso para quem gosta de meditar.

O perfume dessas duas essências são utilizadas na forma de incenso (mesmo), nas mais diversas religiões. Além disso, a essência de Mirra é uma das usadas em banhos lustrais pelos umbandistas que são filhos de Iansã.

4 comentários:

  1. Muito legal saber sobre o significado dos presentes,principalmente pra quem nasceu no dia dedicado aos 3 Reis Magos.
    E você escreve muuuito bem, Bete! Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Só gente muito especial faz aniversário nesse dia
    ;)

    ResponderExcluir